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Foste dormir depois da meia-noite e vais ter de acordar às 6h para correr? Se o objectivo for a boa forma, especialistas dizem que o melhor é ficares na cama.

Ciência Diz Que

Para a boa forma, dormir pode ser muito mais eficaz do que fazer exercício

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Foste dormir depois da meia-noite e vais ter de acordar às 6h para correr? Se o objectivo for a boa forma, especialistas dizem que o melhor é ficares na cama.

Foste dormir depois da meia-noite e vais ter de acordar às 6h para correr? Se o objectivo for a boa forma, especialistas dizem que o melhor é ficares na cama. Vamos falar sobre os mecanismos do corpo que justificam esta escolha.

Todos os dias, quando o sol se põe, os níveis de melatonina (neurotransmissor que dispara o sono) começam a aumentar, enquanto a concentração de cortisol, hormônio associado ao estado de alerta e ao estresse, cai paulatinamente. A liberação de serotonina, outro neurotransmissor que regula, além do sono, o apetite e o ritmo circadiano (mecanismo que ajusta o relógio biológico), também diminui, preparando o corpo para o repouso restaurador.

O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que além de reparador, o tempo que passamos a dormir tem enorme influência no ponteiro da balança. O organismo recupera tecidos e sintetiza vários hormônios durante as oito horas de sono (recomendação média para um adulto). A actividade é tão intensa nesse período que o corpo usa a maior parte das calorias que ingerimos durante o dia na chamada taxa metabólica de repouso, responsável por cerca de 70% de nosso gasto calórico.

“Diversas pesquisas indicam que quem dorme menos de cinco horas, a longo prazo, ganha um sobrepeso de 36% em comparação com quem dorme duas ou três horas a mais” – Eduardo Nunes Salles

De acordo com Luciana Palombini, especialista no assunto pelo Instituto do Sono da Unifesp, isso acontece porque dormir menos aumenta os níveis de grelina e diminui os de leptina, e a consequência é maior apetite. A leptina é um hormônio que estimula o gasto calórico, atuando no metabolismo da glicose e promovendo sensação de saciedade. Já a grenalina estimula o apetite.

Novos estudos apontam que a temperatura também tem papel importante no processo – o ideal é que o quarto esteja entre 15,5° e 20°. E não se esqueça do poder relaxante de terapias como acupuntura, meditação e massagem.

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É por essas e outras que especialistas defendem que, às vezes, é melhor dormir algumas horas a mais que madrugar para malhar, já que os benefícios do exercício não vão compensar esse desequilíbrio hormonal.

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