Connect with us

Ciência

Metade dos teus amigos nem sequer gostam de ti, segundo a ciência

Isto é, se eu acho que nós somos amigos, então eu espero que sintas isso também.

Published

on

De acordo com um novo estudo (muito desanimador por sinal) publicado na PLoS ONE, cerca de metade das pessoas a que chamas de “amigos”, não diria o mesmo de ti. Obviamente, isto leva a uma série de mal-entendidos, especialmente para as pessoas que erroneamente pensam que têm muita influência entre os seus pares.

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, e do MIT, que fizeram o estudo em conjunto consideram:

As pessoas normalmente assumem  as suas relações afetivas de uma forma recíproca, por defeito.

Isto é, se eu acho que nós somos amigos, então eu espero que sintas isso também. De acordo com este novo estudo, no entanto, metade destas avaliações são erradas.

Os resultados vêm de dados recolhidos a partir de inquéritos realizados por cerca de 600 estudantes universitários. Na pesquisa, os alunos foram convidados a avaliar as suas relações com os colegas participantes numa escala de zero a cinco – sendo zero “quem é este?”, e cinco sendo “nós somos melhores amigos para a vida.”

Em 95% dos estudantes inquiridos o estatuto recíproco dos seus relacionamentos não se verificou. A partir daí, os pesquisadores transformaram as suas descobertas num “algoritmo de amizade” que é capaz de prever a reciprocidade com base num conjunto de fatores.

O número total de amigos que tens, juntamente com o número de amigos que tens em comum com outra pessoa no teu grupo, pode determinar a probabilidade que tens de não avaliar bem os relacionamentos.

(Source: Hiper.fm)

Comments

Publicidade

Publicidade

Mais Populares