Connect with us

Published

on

O veterano de guerra James Dempsey morreu aos 89 anos, após viver horas de agonia numa casa de saúde norte-americana, com as enfermeiras a ignorarem o pedido de ajuda.

Tudo aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2014, mas só agora teve repercussão mundial, depois do Supremo Tribunal da Geórgia, nos EUA, ter autorizado a divulgação de um vídeo que prova a negligência da equipa de enfermeiros do Centro de Saúde e Reabilitação do Nordeste de Atlanta.

Eram 5 horas da manhã quando o paciente pressionou o botão de emergência, devido a sintomas de asfixia. “Ajudem-me, ajudem-me, ajudem-me. Não consigo respirar”, gritou James, sem receber qualquer tipo de resposta.

Só 8 minutos depois é que chegou uma das enfermeiras ao quarto, com Dempsey agitado e quase sem respirar. Perante a situação, a profissional de saúde não tentou salvar o homem, apenas apagou o sinal de emergência e virou-lhe as costas.

Durante mais de uma hora, o veterano de guerra ficou sozinho. Quando as enfermeiras voltaram ao quarto, James já tinha perdido a consciência, mas nem isso as levou a fazer alguma coisa. Só por volta das 6h30min é que iniciaram as manobras de reanimação, num procedimento levado a cabo pela supervisora, Wanda Nuckles, entre os risos das outras enfermeiras. James Dempsey acabaria por morrer.

Após a morte do paciente, as enfermeiras mentiram sobre o que realmente tinha acontecido, afirmando que quando o homem chamou se dirigiram ao quarto onde estava, tentando a reanimação sem parar. Todos acreditaram na versão das enfermeiras, até ao dia em que um dos filhos recuperou uma câmara que tinha instalado secretamente no quarto.

Em tribunal e perante o vídeo, o semblante da enfermeira mudou e a mulher admitiu que o cuidado prestado ao homem não foi o mais adequado. As imagens são a prova das falhas das enfermeiras e comoveram um país, que virou a atenção para as falhas do sistema de apoio médico. O vídeo divulgado faz parte do processo judicial que valeu uma compensação financeira à família.

Wanda Nuckles Nuckles e as suas companheiras perderam a licença que lhes permitia trabalhar.

Comments

Publicidade

Publicidade

Mais Populares